Tuesday, October 04, 2005

Memorias da musica rock em Portugal- Beatnicks


BEATNICKS
Os Beatnicks , um dos grupos importantes do Pop/Rock nacional, passaram pelas décadas de 60, 70 e 80.
Com diferentes formações e diferentes estilos de música, os Beatnicks começaram em 1965 como um projecto incipiente.
A sua primeira formação incluía João Ribeiro e Manuel Paulo, que apenas efectuaram alguns espectáculos, sem grande capacidade de surpreender.
A Segunda fase dos Beatnicks começa em 1971, com Ribeiro, Rui Pipas (precocemente falecido num acidente de viação), Mário Ceia ( que , mais tarde pertenceria a uma formação dos Hosanna) e José Diogo.
O grupo elege o inglês como língua das suas canções. Tocam no Festival de Vilar de Mouros e em Vigo (Espanha). Gravam um EP "Christine Goes To Town" ( incluído ,recentemente, na colectânea editada em CD " Biografia do Pop/Rock"), que é complementado com " Little School Baby" e "Sing it Along".
Nesta fase, o grupo está próximo de uma corrente hard Rock.
Ramiro ( que tinha entrado no grupo algum tempo antes em substituição de Pipas) reforma o grupo ( que esteve parado por problemas relacionados com o serviço militar), já depois do 25 de Abril. Entram Jorge Casanova e uma jovem actriz, filha do futebolista José Águas . Esta última era Helena Águas ( mais tarde conhecida por Lena D'Água). O grupo tinha 2 vocalistas e actuava , sobretudo, em Festas de Finalistas, com incidência no distrito de Castelo Branco.
A partir de 1976 a banda envereda por um estilo "progressivo" , muito próximo de uns Yes , Genisis, ou ; em Portugal, Tantra.
Jorge Casanova começa a compor temas como "Cosmonicação", "Somos o Mar" e os espectáculos do grupo incluem projecção de slides e fumos carbónicos, uma novidade total em Portugal, só vista no concerto que os Genisis deram em 1975, no Pavilhão de Cascais.
A banda actua em vários festivais ao lado de Tantra, Hosanna, Psico, Arte & Ofício e WaveBand . Este último grupo constituído por músicos alemães que se radicam em Portugal, tem a participação de membros dos Beatnicks como músicos convidados. São inúmeros os espectáculos que os dois grupos fazem em conjunto.
Os Beatnicks gravam , finalmente, um single com "Somos o Mar" e "Jardim Terra", durante a fase "progressiva".
Em 1978 , Lena abandona o grupo e este entra em colapso. Ramiro lança-se num projecto efémero chamado Doyo , que grava um dos piores discos da fase do "boom" do Rock português, em 1981.
Os Beatnicks , com Ramiro, ainda regressarão para gravar um single " Blue Jeans" e "Magia", precisamente na avalanche de bandas de Rock, com o qual não conseguirão nenhum sucesso ( e que não traz nada de novo em relação a outras bandas). Completamente desactualizados e com o público interessado em Rui Veloso, GNR e UHF, os Beatnicks acabam por morrer de morte natural.

No comments: