Monday, October 24, 2005

BIG BROTHER IS WATHCING YOU

Informação codificada em impressoras
Uma organização privada de defesa dos direitos civis nos Estados Unidos denunciou a existência de impressoras laser a cores que escondem informação codificada capaz de localizar qualquer pessoa.
Parece um típico caso da teoria da conspiração, mas uma associação de defesa dos direitos civis garante que as impressoras laser a cores existentes no mercado contêm informação camuflada.Os documentos impressos são aparentemente anónimos; o que não se sabia é que estes podem esconder um código secreto da impressora que os produziu. Esta informação foi denunciada recentemente pela Electronic Frontier Foundation (EFF), que assegurou tratar-se de um sistema usado essencialmente para localizar dissidentes políticos.
No ano passado, a revista PC World (ver artigo original) já tinha abordado este assunto ao noticiar que os documentos de algumas impressoras a cores existentes no mercado deixavam pequenos pontos amarelos ao fundo das páginas, apenas visíveis com uma lupa. O referido artigo chegou a citar um especialista da Xerox que confirmou a existência das marcas com informação codificada, útil para as autoridades policiais dos Estados Unidos localizarem criminosos.
De acordo com a denúncia da EFE, o código secreto contém um número de série, assim como a data e a hora em que o documento foi impresso. Um dos fabricantes visados é a Xerox (modelo DocuColor), mas também poderão estar implicados nesta prática a Hewlett-Packard, Canon, Epson e Lexmark.
Fonte Ciberia

No comments: