Tuesday, October 20, 2009

MAITÉ PROENÇA E O SINDROME DO ANOS 80







Esta história da Maité Proença a gozar com Portugal veio trazer-me à memória a influencia exercida pelo BRASIL em Portugal nos anos 80.
Era a musica ANJO-DALTO (cuja capa do single era precisamente com a Maité proença).
O estigma de mulher bonita (mas pouco esperta e má actriz valendo-se dos seus atributos fisicos e palminho de cara) que sempre acompanhou a Maiténa sua carreira que nem o papel de Dona Beija conseguiu afastar.
Mas tudo se esboroou com o video parvo que anda a circular na internet.
Vêm-me à memoria muitas outras influencias musicais do Brasil nos 80s, os concertos no Colisu da M. Bethania, da Joanna, Gal Costa, Rita Lee, Djavan, Toquinho,Ney Matogrosso.
Depois veio a loucura da rádio Cidade, a F1 com o Piquet, Futebol do mundial 82, Livros de Banda Desenhada do walt disney, as telenovelas, até a revista Playboy era Brasuca ... só puxavamos pelo Brasil nos anos 80.. em quase tudo.
A excepção musical foi a magnifica Geninha Melo e Castro...os trovante e Morais Moreira e o Sergio Godinho (que foi preso lá e tratado de forma repugnavel).
Só vinham para cá os jogadores desconhecidos, os famosos no fim da carreira.
Mas 30 anos depois, penso que já está tudo ultrapassado.
Agora são Brasileiros que vêm para cá, estamos na comunidade europeia, temos 3 jogadores nascidos no Brasil a jogar na selecção, ou seja, são estrelas do futebol graças a Portugal e não ao Brasil onde não jogariam na selecção.
Recebemos o Scolari sem complexos... em festa... (pelo menos em Lisboa).
Temos a produção das nossas novelas portuguesas e a BD escrita no nosso Português,filmes infantis no nosso sotaque, a nossa musica , os nossos proprios pilotos (que já passaram na F1 tb), a CPLP,o prémio Nobel da Literatura de 1998, ou seja,preguiça de consumir o que vinha embalado no Brasil já era....
Tudo sem complexos, com a nossa identidade bem definida e vincada e já com os fantasmas do 25 de Abril de 1974 definitivamente arrumados.
Por isso a "palhaçada" da Maité não podia assumir tanta importancia ela já não é o Anjo do Dalto é uma triste está em declinio...e não tendo a beleza fisica de há 20 anos só lhe resta... gozar ... uma desilusão.
Ignorar é a melhor resposta.

1 comment:

Conversa Inútil de Roderick said...

O Saramago recebeu o Nobel em 98????
Como o tempo passa a correr, meu Deus!
Fizeste-me recordar as tardes que passávamos a torcer e a apoiar a seleção (acordo ortográfico) brasileira em 82! Pareciamos brasileiros a vibrar!

Mas enfim, uma ovelha tresmalhada não faz um rebanho!
Bolas, voltei a pisar uma maitê! Tenho de ir lavar o sapato! ahahahahah