Thursday, October 15, 2009

Há 40 anos a Apolo 11 descolava da Florida


Tripulação foi levada no foguetão Saturn V
Há 40 anos a Apolo 11 descolava da Florida
16.07.2009 - 16h41 PÚBLICO
Há 40 anos, milhares de pessoas rodeavam o Cabo Canaveral, na Florida, para testemunhar o lançamento do foguetão Saturn V que levava a tripulação da Apolo 11 em direcção à Lua. O foguetão saiu das instalações americanas às 14h32 (hora de Lisboa), com Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin “Buzz” Aldrin.

Apesar de Richard Nixon não estar presente no Cabo Kennedy, o nome da altura do local, o vice-presidente Spiro Agnew fez as honras. “Com o lançamento da Apolo 11, a América entra numa época nova de descobrimentos”, disse. “Hoje marca-se o início da ida do Homem à Lua, a viagem da Apolo marca a abertura de uma nova era da civilização.”

Para além da multidão que se rodeou as instalações, estiveram presentes 3400 jornalistas e 700 correspondentes. O ex-presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson, também estava no local.

Perto de 12 minutos depois do lançamento, a Apolo 11 já estava em órbita da Terra. Duas horas e 44 minutos depois da descolagem, o último dos propulsores entrou em funcionamento durante cerca de cinco minutos, dando o impulso final para a nave libertar-se da gravidade terrestre. “Não temos nenhuma queixa das três fases da viagem”, disse Armstrong para a Terra. “Foi lindo.”

Cinco dias depois, os astronautas visitavam a Lua.

No comments: