Friday, January 13, 2006

25 ANOS SOBRE A EDIÇÃO DO LP GIRLS ON FILM - D.D.



triticale
Foi em 1981 que comprei o meu primeiro Long Play em vinil.
Não resisti às constantes passagens dos telediscos "Planet Earth" e "girls on film" (censurado) na RTP e comprei o disco por cento e tal escudos com a curiosidade de saber quantas musicas mais os DD tinham para encher o LP pois ouvira as mais conhecidas.
Nessa altura tinha um gira-discos a que chamava "caixa de Comprimidos" e desconhecia mesmo se dava para tocar LPs pois só tinha singles de 7".
Foi uma autentica revolução coperniciana nos meus conhecimentos musicais.
Com efeito, a minha colecção de disco (na altura) era composta por singles do José Cid (que hoje valem alguns euros para coleccionadores) António Calvario, Marco Paulo Etc.
Ao ouvir o disco fiquei "arrasado" pela força avassaladora dos temas enigmáticos como night boat e telaviv ou a potencia de careless memories que ainda hoje dá vontade de ouvir com a aparelhagem no máximo.
Mas não suponha o quão "pra frentex..." era o disco...(estavamos em 1981) só mais tarde vim a saber quando vi o teledisco completo do GIRLS ON FILME (e mais não digo).
No ano seguinte surge uma nova lufada de ar fresco os DD deixaram as vestes de corsários e vestiram fatinhos e roupas largas tendo ido de derias para o Ceilão filmar os telediscos de "RIO" e foi precedido de um single cuja versão não vinha no disco (uma surpresa que deixou de rastos os fans).
Ainda editram um maxi single em 1983 mas...O pior viria depois com UNION OF...
Enfim fica o registo de um marco historico que deu a conhecer e iniciar em Portugal a febre...NEO-ROMANTICA.

No comments: