Thursday, November 09, 2006


Este B. começou com a passagem de Fish pelos Açores:
Espectáculo Superou as Expectativas
Fish Encerra com Chave de Ouro os Concertos das Festas da Praia
Diário Insular - Segunda-feira, 15 de Agosto de 2005


Fish, ex-vocalista dos Marillion, fechou os grandes concertos das Festas da Praia. Um programa de qualidade, marcado por algumas surpresas agradáveis.

Fish, ex-vocalista dos Marillion, encerrou com chave de ouro os grandes concertos da edição de 2005 das Festas Concelhias da Praia da Vitória, na noite de sexta-feira.

Depois da chuva assustar os visitantes durante o final da tarde, o espectáculo superou as expectativas, quer para os amantes da extinta banda, quer para aqueles que desconheciam o agrupamento, encabeçado por Fish, que abandonou os Marillion em 1988 e se dedicou aos projectos a solo, além de ter regressado à sua terra natal, a Escócia, para recuperar uma antiga casa.

Com destaque para o seu mais recente trabalho “Field of Crows”, 12º álbum na carreira do cantor (oitavo álbum a solo), que já leva 23 anos na música internacional, Fish animou as gerações mais antigas que se aglomeravam em frente ao palco maior das noites musicais integradas nas Festas Concelhias da Praia da Vitória.

A passagem de Fish pela ilha Terceira integra-se na digressão de 2005 do cantor pela Europa, para promover o seu mais recente trabalho, “Field of Crows”. Este verão, o músico pretende reeditar “Misplaced Childhood”, álbum colocado pelos Marillion no mercado em 1985, para assinalar os 20 anos da edição desse trabalho.

Na Praia da Vitória, Fish apresentou-se com a banda que o acompanha na estrada: Bruce Watson (ex-Big Country) e Frank Usher nas guitarras, Steve Vantsis no baixo, Tony Turrel nos teclados, Windsor McGilvray na bateria e Danny Gillan no coro.

Artigo transcrito por Eduardo Franco
A primeira passagem de Fish por Portugal aconteceu no já longínquo ano de 1990. Os fãs viviam então ainda a "ressaca" da separação entre Fish e os Marillion. Foram dois memoráveis concertos (antigo Cinema Alvalade, em Lisboa, e Coliseu do Porto) em que Fish apresentou o seu álbum de estreia a solo, cantando ainda muitos clássicos dos Marillion.

Em 1994 foi anunciada a presença de Fish no cartaz da Queima das Fitas de Coimbra. Muitos foram os fãs que se deslocaram em vão até à cidade dos estudantes. Por desonestidade da organização o nome de Fish foi mantido no programa até à noite do concerto, embora este nunca tenha aceite o convite.

Foi preciso esperar até 2005, para que o gigante escocês voltasse ao solo português, desta feita na Ilha Terceira, nos Açores, para um concerto de Verão, quando preparava a digressão comemorativa do vigésimo aniversário de "Misplaced Childhood".

No comments: