Tuesday, February 14, 2006

O TROVANTE-DISCOS PERDIDOS- II





triticale

Os Trovante começaram em 1976, em Sagres, quando um grupo de amigos se juntou para fazer música. A sua formação original era constituída por João Nuno Represas, Luís Represas, Manuel Faria, João Gil e Artur Costa.
Em 1977 gravam o seu primeiro disco "Chão Nosso" (incluido na colectanea "Canções com aroma de Abril" e "Trovante ao vivo - Uma Noite Só".
Com uma forte componente política e influenciado pela música tradicional portuguesa.
No ano seguinte, mudam de editora e gravam "Em Nome da Vida", um disco que os confirma como um grupo muito importante da nova música de intervenção. Participam, também, nos coros do disco "Fura Fura" de José Afonso e em "Histórias de Viageiros" de Fausto.
odisco Em Nome da Vida foi colocado à venda na antevéspera do Natal. A editora abriu falência pouco tempo depois. "Nuvem Negra" venceu o Festival Nacional da Canção Política, em ex-aequo com Carlos Paulo, o que os levou a tocar num Festival da Juventude em Cuba. Editam o segundo álbum e participam no disco "Madrugada dos Trapeiros" de Fausto. O single "Toca a Reunir", com Né Ladeiras, foi editado pela cooperativa Fórum mais ligada às actividades cinematográficas.
Né Ladeiras (vinda da Brigada Victor Jara) junta-se à banda e participa na gravação do single "Toca a Reunir", além de participar em vários espectáculos. No entanto, esta cantora estará pouco tempo no line up.
A partir de 1980 o grupo muda de rumo musical, concentrando-se mais nos elementos de origem tradicional da sua música e com os seus componentes a iniciarem estudos musicais no Hot Club de Portugal, sem dúvida uma escola que se revelará importantíssima na evolução do som do grupo.

DISCOS PE(R)DIDOS-BANDA DO CASACO



Banda do Casaco foi nos 80s autentico laboratório do estilo pop-etnico-folk de Portugal, com um estilo realmente unico em Portugal.
Depois do fracasso que foi o projecto Filarmónica Fraude, mais por razões políticas que de qualidade, António Pinho (vocalista) e Luís Linhares (teclas) juntam-se a Nuno Rodrigues (vocalista, guitarra) e Celso de Carvalho (violoncelo, contrabaixo) para formar o grupo Banda do Casaco.
Este grupo juntou uma pesquisa etnográfica à música pop, criando um trabalho de grande qualidade a nível musical e em que não foi descurada a crítica social, como aliás já tinha acontecido com a Filarmónica Fraude. Durante a sua existência (1974 a 1984) passaram pelas suas fileiras inúmeros músicos de grande nível, tendo algumas vezes a sua passagem pela Banda do Casaco sido o trampolim para uma carreira a solo.
Sobraram para ahistoria duas perololas da musica Portuguesa encontradas à deriva em vinil.
são elas "Contos da Barbearia" editado em 1978, produzido por António Pinho e Nuno Rodrigues e em que participam Nuno Rodrigues (vocalista, guitarra, flauta), Mena Amaro (vocalista), Celso de Carvalho (violoncelo, cítara), António Pinho (vocalista) e António Pinheiro da Silva (flauta). Colaboram ainda Armindo Neves (guitarra), José Eduardo (guitarra baixo, contrabaixo), Carlos Zingaro (violino), Rui Reis (teclas), Vitor Mamede (bateria), José Barrocas (flauta), Adácio Pestana (trompa), António Reis Gomes (trompete) e Rita Rodrigues (vocalista) com as seguintes faixas:
Na Cadeira do Barbeiro
O Diabo da Velha
A Noite Passada em Caminha
O Enterro do Tostão
La Pastorica
Malfamagrifada
Zás! Pás! (O Casório do Trolha)
Retrato D'Homenzinho Pequenino Com Frasco
Amo Tracinho Te
Godofredo Cheio de Medo

Por sua vez em 1977 é editado o Album Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos em que participam Nuno Rodrigues (vocalista, guitarra), Mena Amaro (vocalista, violino), Celso de Carvalho (contrabaixo, violoncelo, cítara), António Pinho (vocalista), Jorge Paganini (violino), Carlos Amaro (guitarra baixo), Miguel Coelho (violino) e António Pinheiro da Silva (guitarra, flauta). Há também participações especiais de Rão Kyao (saxofone), Gabriela Schaaf (vocalista) e Judi Brennan (vocalista).
Músicas de 1978 -LP -Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
Acalanto - 05.11
Despique - 03.15
País: Portugal - 03.20
Alvorada, Tio Lérias - 04.54
Geringonça - 06.00
Dez-Onze-Doze - 05.47
Ont'à Noite - 04.50
Água de Rosas - 02.57
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoje_H%C3%A1_Conquilhas%2C_Amanh%C3%A3_N%C3%A3o_Sabemos"
Ficam para a historia já que não se conhecem edições em CD.